A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

14 agosto 2010

Com relação a polêmica causada pelo post "Clima e sua importância", Publico agora o comentário do meu amigo Silvio Vasconcelos que, não tenho nenhuma dúvida, responde melhor do que se eu tentasse. rsss

"Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.

A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina.

No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?

A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/ Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.

O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.

Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino."

Amoitaram-se

10 Comments:

At 8:02 PM, Anonymous J. Perlingeiro said...

Engraçado, sem querer aparecer, mas eu havia concordado e entendido igual ao seu amigo Silvio.

Todos permaneceram escuros por milhões(bilhões) de anos, mas com habilidades diferenciadas pela impossição do clima.

Depois o embraquecimento deve ter vindo com a adptação, mimetismo natural ao longo desses bilhões/milhoes de anos. Sei lá! kkkk

 
At 12:22 AM, Anonymous André Negreiros said...

Silvio

Penso como você.
E como o Moita consequentemente. Para mim, a cor não está em jogo.

Agora, a moleza de se viver nos trópicos com a fruta caindo na cabeça, por milhões ou bilhões de anos, ninguém sabe, faz você exercer a lei do menor esforço.

Moita está certo, acho eu.

 
At 1:37 AM, Blogger Lu_MCordeiro said...

É isso mesmo que o Sílvio disse:estamos numa fase de esfriamento.As mudanças climáticas são cíclicas.Agora,que existem catástrofes causadas pela ocupação desordenada do solo,não há dúvida.Sobre isso,tb expôs o Sílvio.Aqui mesmo,na zona sul do Rio,moramos sobre aterros.Ipanema e Leblon não existem naturalmente.O mar chegava mto próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas,existindo apenas uma estreita faixa de terra entre esta e o mar.Aterraram tudo para fazer esses bairros.Então,em dias de ressaca,o mar avança a ponto de chegar próximo às portarias dos prédios da orla.A mim não causa surpresa nenhuma,já que jamais se conseguiu "encolher" o mar,apenas avançou-se sobre ele.Mas as pessoas impressionadas com o tal alardeado aquecimento acreditam numa catástrofe global,num "äviso" de tsunami.O que eu gostaria de entender é o porquê da mídia vender aos incautos essas idéias amedrontadoras.Parece-me que a Indústria do Medo enriquece mta gente.Mas esse assunto é longo.
bjs com saudade,amigo!

 
At 11:55 PM, Anonymous Magui said...

Não sei qual o texto rebatido pois não o encontrei, deve ser mais antigo.Mas eu acho que este texto está bem coerente, para não dizer, correto.

 
At 9:30 PM, Anonymous Magui said...

Achei o texto: eu nunca chego a uma conclusão e acho que é porque não tenho certeza se Darwin tem razão. Eu acho que ele ouviu cantar o galo mas não soube aonde.Os argumentos são todos já conhecidos. Acho fascinante cada continente ter uma espécie do ser humano tão dividido e tão coerente. Apenas o europeu se meteu a arrasar as civilizações sob o argumento de primazia.Eu não estou convencida da melhor qualidade dos brancos pois tenho a idéia que o ser humano foi feito para contemplar a natureza.A proliferação , como ratos, dos europeus é que os levou à manter sua civilização , principalmente na vitória e necessidade de exploração pelos mais fortes.Os ingênuos sempre perderam.E, a história da humanidade, como a conhecemos, é a vertente dos europeus.Os indígenas brasileiros, por exemplo, tem história parecida sobre a criação do mundo mas ninguém leva tento.Nem tenho certeza se a miscigenação tão decantada é coisa boa e louvável ou uma pitada do ser humano querendo ser deus ou bandalho.

Por mim,viveria muito bem sem a parafernália da civilização predominante.Não tenho certeza se ela mais salvou do que matou, se trouxe mais felicidade do que infelicidade. E, como coerência nem tenho celular, por ex, entre outras coisas consideradas tão fascinantes para tanta gente que até se mata por elas.

No entanto,o que vc escreve tem o bom argumento e leva o debate, coisa rara no mundo blogueiro.

 
At 12:13 AM, Blogger Moita said...

Maqui disse: "No entanto, o que você escreve tem o bom argumento e leva o debate, coisa rara no mundo Blogueiros."

Magui, quando pedi, humildemente a sua opinião, foi porque sabia que você iria emitir a sua opinião! Certa ou errada, mas a sua opinião. Eu vou morrer gostando disso. rss

Senti antes que não havia expliquei direito o que tentei dizer. Você me ajudou nisso. A questão mal entendida é que a maioria pensa que falei sobre o mundo de hoje. Houve até quem argumentasse que era coisa de quem tem olhos azuis.

Ora! Eu tentei falar sobre a evolução, em função do clima, atravessando milhões e talvez bilhões de anos, mas não tem jeito, as pessoas resolveram ver a vida como se tudo começara ontem e/ou se o passado fora ontem.

Sinto-me muito bem pela sua opinião, afinal você percebe meu objetivo: Fazer verso e levantar assuntos que levem a discussão.

 
At 11:29 PM, Blogger Unknown said...

soccer jerseys, nike huarache, lululemon, ralph lauren, instyler, nike air max, hollister, new balance, nfl jerseys, wedding dresses, gucci, lancel, insanity workout, converse, hollister, nike roshe, soccer shoes, ferragamo shoes, converse outlet, beats by dre, north face outlet, chi flat iron, asics running shoes, mont blanc, nike trainers, vans shoes, babyliss, p90x workout, jimmy choo shoes, birkin bag, herve leger, iphone cases, valentino shoes, north face outlet, celine handbags, vans, mcm handbags, hollister, ghd, timberland boots, reebok shoes, longchamp, mac cosmetics, oakley, abercrombie and fitch, nike air max, bottega veneta, ray ban, baseball bats, louboutin

 
At 11:34 PM, Blogger Unknown said...

canada goose uk, canada goose outlet, swarovski crystal, toms shoes, moncler, pandora charms, ugg boots uk, coach outlet, moncler, swarovski, sac louis vuitton pas cher, moncler, moncler, montre pas cher, moncler outlet, bottes ugg, canada goose, canada goose, karen millen, marc jacobs, pandora jewelry, canada goose, supra shoes, ugg,ugg australia,ugg italia, doudoune canada goose, thomas sabo, moncler, moncler, canada goose outlet, louis vuitton, juicy couture outlet, ugg pas cher, ugg,uggs,uggs canada, pandora jewelry, pandora charms, moncler, hollister, wedding dresses, juicy couture outlet, louis vuitton, louis vuitton, links of london, replica watches, canada goose, louis vuitton

 
At 12:47 AM, Blogger Unknown said...

chi flat iron
cheap oakleys
louboutin
valentino
cheap nhl jerseys
canada goose uk
wholesale nike shoes
polo ralph lauren outlet
parada outlet
toms shoes
20170114

 
At 6:52 AM, Blogger بروكر said...


I definitely love this site.
https://lamissibrahim11.wixsite.com/prokr2020
https://prokr2020.hatenablog.com/
https://www.docdroid.net/TtGIByy/shrkat-nkl-athath-oaafsh-balryad.docx
https://www.prokr.net/ksa/jeddah-water-leaks-detection-isolate-companies/

 

Postar um comentário

<< Home