A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

21 junho 2010

Saramago radiografado

O único defeito de Saramago foi ter sido comunista. Pois é uma teoria? Pratica? Sistema? Não sei definir. Só sei que nunca deu certo em país nenhum de continente algum e em época nenhuma. Entretanto seguindo Saramago com poucos parágrafos e poucas vírgulas, desejo confessar que adoro Saramago como nunca; adoro e provavelmente adorarei Lu Cordeiro como sempre.

Este artigo de Lu Cordeiro foi o melhor que já li em toda imprensa mundial.
Antes achava que Washington Post e Herald Tribune dos States, National Post do Canadá, The Guardian da Inglaterra e Le Monde haviam feito os melhores editoriais sobre Saramago. Errado! O melhor que se pode escrever sobre Saramago é este artigo de Lu Cordeiro que o transcrevo entre aspas.

"Morreu o maior escritor ― e único Nobel de Literatura ― de língua portuguesa, de todos os tempos.

Maravilhosamente iconoclasta, direto, honesto em sua postura, crítico contumaz das hipocrisias sociais. E absoluto conhecedor da língua pátria.
Com uma prosa maravilhosa, não economizava nas palavras, nem obedecia às regras para uma leitura fácil.

Inimigo de parágrafos, também aboliu travessões e outros artifícios que facilitassem o entendimento de diálogos, nos obrigando a não pestanejar em suas narrativas sob pena de nos perdermos. Por isso, mesmo, não agradava aos preguiçosos mentais.

Lúcido, absolutamente lúcido, irritava quem não o é. Demolia, com uma racionalidade ímpar, mitos e mitologias, pois os considerava funestos à liberdade de ser, pensar e agir.

Seus livros, ficcionais, baseavam-se em outras ficções, as religiosas, e liquidava com elas.

Referia-se à bíblia como um livro funesto, cheio de maus conselhos e perversidades. Um “livro de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”.
Quem conhece, de fato, a bíblia, e não faz interpretações mirabolantes, concorda com ele.

Saramago deixou Portugal e exilou-se na Espanha porque um de seus fantásticos livros, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, que, aliás, foi o primeiro, de sua autoria, que li, não foi indicado por seus patrícios para que concorresse a prêmios literários. Foi censurado. E por quê? Porque quem ousa praticar “heresias” e declarar-se ateu com todas as tintas e letras, ainda é queimado na fogueira do obscurantismo, preconceito e difamação.

Ateu, sim, e com louvor. Ateu porque de uma coragem e capacidade analítica não encontradiças em pessoas comuns. Só os muito corajosos são ateus. Só os visceralmente honestos, consigo mesmos, são ateus. “Memorial do Convento”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “Caim”... Quem mais poderia escrevê-los?

Sem Saramago o mundo fica mais burro, mais envolto na neblina de dogmas impostos, mais cegos quanto à própria capacidade de ser e poder.

O Vaticano praticamente comemorou a morte de Saramago. E deixou claro, em seu comunicado, o quanto o grande escritor incomodava as “santidades” que por lá transitam suntuosamente, às custas do medo e das mentiras que impõem ao mundo. Mas, o que é o Vaticano? Um califado incrustado em Roma, nada mais.

Saramago recusou-se a ser uma ovelha, não aceitou pertencer a rebanhos. Por isso foi detestado pelos pastores que não admitem que alguém ouse jogar-lhes, na cara, a verdade da vida.

Grande Saramago, que nunca foi pó e ao pó não voltou, fez-me dar risadas, hoje, ao reler “Caim”.

Amoitaram-se

6 Comments:

At 12:10 AM, Blogger Lu_MCordeiro said...

Moitaaaaa... endoidou,amigo? Quem me dera poder me comparar aos que escrevem para a imprensa.Nem sequer sou jornalista! É que amo escrever e respiro o que os grandes escrevem,absorvo tudo o que posso.E,tb,quando me sinto muito tocada por algo,me jogo inteira no texto.E sou daquelas perfeccionistas obsessivas. Eu adoraria ser jornalista,mas,com certeza,estaria desempregada... rsss... não sou nada obediente e sou mto contundente qdo defendo meu ponto de vista.Talvez por isso,Saramago tenha sempre me encantado.Era meu alter-ego,creio,embora eu não seja comunista.Mas atéia e iconoclasta,SOU absolutamente.E tenho a mesma coragem dele:nado contra a corrente de ondas furiosas.Isso dá um trabalho,amigo! Só que ele era O escritor,reconhecido e aplaudido no mundo inteiro.Mundo racional,está claro.E eu,apenas uma blogueira teimosa,vivendo numa solidão intelectual enorme.Tenho amigos,claro,mas nada de conversas mais elaboradas,ficamos no que é tributável.Só tenho uma amiga que lê o que vale a pena.O resto...falamos de futebol,regime,botox,quem comeu quem... ai.Mas amigos religiosos não tenho.Fujo deles exatamente como "o diabo,da cruz". Tem sempre algum mala querendo me converter a qualquer coisa:budismo,catolicismo,igreja universal...aí o bicho pega pq sou capaz de estudar uma bíblia inteirinha só para ter argumentos contra... hehehe.Já fiz isso. Acho que é por essa minha "mania" que eu senti demais a morte do Saramago.Ele era profundo conhecedor desses livros "sagrados". Mas escrever paródias e contos sacanas tb me dá enorme prazer.Não sou uma pessoa severa,mto pelo contrário,sou uma humorista nata.
É isso,amigo,obrigada,mesmo,por tão desproporcional elogio. Agora,vc gostar de mim,adorei isso. Faz um bem enorme ao coração. Pode crer que é recíproco.Só não vale vc ficar um tempo enorme sem postar!!!
Bjsss misss

 
At 5:48 PM, Anonymous João Silvestre said...

Muito bem, Moita

Primoroso artigo sobre Saramago.

Parabéns.

 
At 1:20 AM, Blogger Saramar said...

Moita, como sempre, você tem razão: este texto de Lu Cordeiro e perfeito na descrição, ao mesmo temo apaixonada e isenta do Saramago.
Perfeito!
Eu sou apaixonada por ele. Gosto do estilo e da iconoclastia.
O primeiro livro que li, de Saramago, foi "Levantado do chão". Eu nem sabia nada dele, foi por acaso que o descobri. Vi neste livo, circunstâncias comuns entre POrtugal e o Brasil (não poderia ser diferente, eu creio. Ou poderia, se o povo brasileiro fosse realmente um povo).
Li o "Evangelho..." umas cinco vezes. E ainda vou ler mais outras cinco, acredito, porque, como já disse em algum lugar, este foi o livro que mais me aproximou de Jesus, o cristo.
Li outros dele, mas o "Evangelho..." é o que mais gosto.
Comunismos à parte, eu gosto muito de Saramago.
Obrigada por publicar este excelente ensaio sobre o grande escritor.
beijos

P.S.1 Como é possível gostar de quem não gosta da gente? Lembra-se de uma música com um verso assim?
Estou perguntando porque Saramago, como todo comunista, não gosta dos indivíduos; entretanto, há muitos indivíduos que gostam dele.

P.S.2 Alguns amigos meus me chamam de "Saramaga", no sentido de magia (!!!).

 
At 11:26 PM, Blogger Unknown said...

prada handbags, nike outlet, chanel handbags, tory burch outlet, louboutin pas cher, ugg boots, replica watches, michael kors, longchamp pas cher, kate spade outlet, louboutin outlet, louis vuitton, louis vuitton outlet, ralph lauren pas cher, oakley sunglasses, oakley sunglasses, uggs on sale, nike air max, longchamp, nike air max, air max, louis vuitton, ugg boots, gucci outlet, air jordan pas cher, tiffany jewelry, oakley sunglasses, jordan shoes, longchamp outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co, prada outlet, christian louboutin outlet, louboutin, sac longchamp, ray ban sunglasses, louis vuitton, polo ralph lauren outlet, burberry, oakley sunglasses, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, nike free, nike free, louboutin shoes, replica watches, ray ban sunglasses, nike roshe run, longchamp outlet, ray ban sunglasses

 
At 11:32 PM, Blogger Unknown said...

canada goose uk, canada goose outlet, swarovski crystal, toms shoes, moncler, pandora charms, ugg boots uk, coach outlet, moncler, swarovski, sac louis vuitton pas cher, moncler, moncler, montre pas cher, moncler outlet, bottes ugg, canada goose, canada goose, karen millen, marc jacobs, pandora jewelry, canada goose, supra shoes, ugg,ugg australia,ugg italia, doudoune canada goose, thomas sabo, moncler, moncler, canada goose outlet, louis vuitton, juicy couture outlet, ugg pas cher, ugg,uggs,uggs canada, pandora jewelry, pandora charms, moncler, hollister, wedding dresses, juicy couture outlet, louis vuitton, louis vuitton, links of london, replica watches, canada goose, louis vuitton

 
At 6:03 AM, Blogger Unknown said...

bears jerseys
ralph lauren polo
christian louboutin shoes
ugg outlet
ralph lauren
giants jersey
chiefs jersey
ray ban sunglasses outlet
coach outlet online
polo ralph lauren
20170813

 

Postar um comentário

<< Home