A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

27 novembro 2008

Petrobras X Caixa, Nebulosidade

A função principal da Caixa Econômica, hoje, é financiar habitações, primordialmente, populares e saneamento básico com os imensos recursos do FGTS de todos os trabalhadores brasileiros.

Devo dizer que, por experiência de ser construtor, a caixa está, ultimamente, botando dificuldades e criando mais exigências em conceder esse tipo de crédito e tentando onerar juros e diminuir prazos.

Tudo bem, não queremos um Subprime aqui também.

Concordo que a Caixa é um banco estatal e como tal possa emprestar dinheiro a quem quiser, dentro das definições de linhas estabelecidas pelo governo.

Como já disse antes o mercado agüenta notícia boa e/ou notícia ruim; o que ele não agüenta é surpresa e é negócio não esclarecido.

Pergunto: quais são os juros cobrados neste empréstimo? Será que são maiores ou menores que os juros da casa própria? Qual é o prazo? Quais as garantias? O nome Petrobras?

Alguém pode me questionar, mas isso são negócios! E você não tem nada que saber disso. Errado. Tenho que saber, pois se trata de duas empresas estatais e, portanto, minhas.

Faltou e falta as estatais esclarecerem as bases do empréstimo.

Se é tão favorável a Petro, não deve ser a Caixa e vice versa. Se foi bom pras duas, ótimo! Esclareçam. Tão simples

Amoitaram-se

12 Comments:

At 9:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita,

sugiro visitar o blogdoclausewitz.blogspot.com


Combativo e corajoso blogueiro contra essa desgraçada quadrilha que nos infelicita há 6 anos.

 
At 11:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Tem peixe debaixo desse angu.

Beijokas

Fabíola

 
At 9:05 AM, Blogger PoPa said...

Caro Moita, não concordo em um único ponto de teu post. A CEF, por ser banco público, não tem direito, não, de emprestar para quem quiser, e sim para quem merecer. Assim como as tungas que se fazem diariamente nas contas da previdência, a do FGTS também não fica atrás. O trabalhador, que recolhe (sim, é ele que recolhe, pois está vinculado ao seu salário!) esta grana, fica a ver navios! Não pode financiar sua casa, não pode se aposentar para pegar a grana, não pode nada!!!! E ainda recebe uma atualização monetária ínfima, sem que se justifique o por quê desta miséria, abaixo da poupança!

 
At 2:50 AM, Blogger Saramar said...

Moita, confesso que nem imagino o que seja "subprime".
Porém sei que uma estatal, como a Petrobrás, não pode usar recursos públicos para se capitalizar. A lei brasileira não permite.
Como vivemos, aqui, nesta latinidade, o clima é de faroeste, precisamos de sete homens!!!
Infelizmente, não temos nenhum.

beijos

P.S. Deixe de ser exagerado. Aliás, não deixe, porque adoro ler seus exageros.

 
At 2:52 AM, Blogger Saramar said...

Voltei.
Esqueci de dizer que "nebulosidade" é o título mais perfeito para o tal empréstimo.
Você é sempre surpreendente.
Porém, vive desaparecido. Que coisa!

 
At 9:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Vá primeiro buscar esclarecimentos de quem acha que o negócio não foi transparente, ou justo, ou interessante para ambas as partes, inclusive para os donos de ambas: eu e você.
Se é para esgrimir aleivosias e sussurrar intrigas aprende a aplicar os três filtros: é verdadeiro ? fará algum mal ? é gentil ?
Depois abra a boca.
Ou esquece o que eu falei. Procura um manual de jornalismo que vai resultar em coisa semelhante.

 
At 11:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Ahnn...não entendi nada do que o comentarista anterior disse.Mas que A CEF não pode subsidiar uma estatal com a fabulosa quantia de alguns bilhões às custas de quem empresta seu FGTS para construção de moradias,isto não pode!Aliás,tem tanta coisa podre nesse país que é melhor nem prestar mta atenção pra não ficar com depressão.Ei,Moita,vc SUMIU e te encontrei por acaso.Vou te linkar para não ter que sair te catando pela net.Vê se aparece,com sua moita e tudo...rsss.
Bjsss

 
At 12:47 AM, Blogger Moita said...

O Eduardo leva jeito de quem é PeTista doente, ou melhor, adoecido.
Eu só estou pedindo para as duas empresas esclarecerem a operação NEBULOSA, SIM SENHOR.

Abraços

 
At 10:23 PM, Blogger Moita said...

Senhor Eduardo

Até agora não esclareceram. Pelo menos nos seus Releases Oficiais.

 
At 10:49 PM, Blogger Unknown said...

Espera Moita, sentado, eles tomaram posse de tudo. Se é do povo, é deles, só eles são povo, eles são os únicos trabalhadores,( que nunca trabalharam, diga-se de passagem), nós somos só os escravos que os sustentamos, "a elite branca-burra",( como eles nos chamam, mesmo se formos negros), que rala pra estudar, se formar e formar uma família digna e honrda.

 
At 8:09 PM, Blogger Moita said...

O Eduardo deve ser um jornalista petista e desempregado, porque não conseguiu um peito no PT. Nunca respondeu minhas interrogações e fala como se soubesse, por dentro, todos os detalhes da negociação.

Fala dos três filtros como se isso não fosse ensinado, logo nas primeiras aulas do curso.
Aparece-me cada Figura petulante que não dá pra agüentar.

O pior é que eu posso apagar os comentários dele, mas não o farei, até que ele me responda. Até porque só apaguei comentários com palavrões e/ou ofensas a outros comentaristas.

 
At 8:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Mestre,

Até 1989 a Caixa era um banco EXCLUSIVAMENTE DE FOMENTO SOCIAL. Em 2000, a Caixa passou por uma reformulação completa, transformando-se em um banco MÚLTIPLO, mudando A DENOMINAÇÃO de CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para CAIXA FEDERAL,com o objetivo de ser PRIVATIZADA. Na nova condição de BANCO MÚLTIPLO, continuou com as atribuições de BANCO DE FOMENTO: Investindo e financiando HABITAÇÕES, SANEAMENTO e o SETOR SOCIAL. Na condição de BANCO COMERCIAL, pode realizar operações de CREDITO como qualquer outro banco de seu STAFF. O empréstimo à PETROBRÁS foi um negócio excelente para o BANCO CAIXA FEDERAL, no tocante à capitação e a sua missão como banco comercial.

Essencialmente, a missão da CAIXA é promover a melhoria contínua da qualidade de vida da população brasileira, intermediando recursos e negócios financeiros, atuando no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social, tendo como valores fundamentais:

Direcionamento de ações para o atendimento das expectativas da sociedade e dos clientes;
Busca permanente de excelência na qualidade dos serviços oferecidos;
Equilíbrio financeiro em todos os negócios e mais ;
Conduta ética pautada nos valores da sociedade;
Respeito e valorização do ser humano.

A CAIXA é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), PIS (programa de Integração Social) e Habitação Popular (PAR - Programa de Arrendamento Residencial, Carta de Crédito FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa-Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-Desemprego. Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. A Caixa também faz a intermediação de verbas do Governo Federal destinadas ao setor público. Sua sede fica localizada em Brasília

 

Postar um comentário

<< Home