A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

30 abril 2007

O bendito do meu canto

Apesar de ser audito,
eu o fecho num quebranto
continuo muito aflito,
mesmo evitando-o tanto.
Não chega a causar espanto,
é quase terno e bonito,
mas para ser expedito,
mesmo que seja acalanto,
não canto, por ser maldito,
o bendito do meu canto.

Moita

28 abril 2007

“Triângulo no ponto”

Livro erótico publicou,
o Ministro Eros Grau
com um talento banal,
não escreveu, vomitou.
É tão ruim escritor,
só escreveu baixaria.
O erótico se escondia
numa besteira infernal.
Não imaginei a que Grau
nosso país chegaria.

Eu quase que fico tonto
com o erotismo barato.
O título é meio caricato,
diz-se “Triângulo no ponto”.
O ponto dito no conto
deve ser o ponto “G”,
bastou Lula o descrever
foi euforia geral.
Não imagino a que Grau
Possa chegar o poder.

Moita

Veja alguns trechos:

“Vânia tinha uma válvula de sucção no lugar do sexo e soltava sonoras flatulências vaginais pós-coito. (...) Pedia-me, enquanto nos amávamos, que inventasse estórias sobre ela mesma estar sendo possuída por mais de um homem, concomitantemente, dois ou três ocupando todas as suas frestas... (pag. 25)
" Sílvia se faz de besta, finge que não é com ela, mas tome beijo na boca, goza, de repente estão os dois estão em uma loja, vestidos, compram umas gravuras, o sujeito que relata o sonho encoxa Sílvia, Sílvia sente a coisa de Xavier entre seus dedos, agora é a coisa do outro, um ferro em brasa... (pag. 51)

26 abril 2007

Moral e ética no Brasil

Num raciocínio simplista, a ética se baseia no cumprimento da lei. A moral se baseia no cumprimento da nossa consciência.

Quanto aos meus filhos, por exemplo, a moral me interressa muito mais do que me interressa a ética.

Se eu perguntar a um deles: Por que você não rouba? E ele me disser: por que tenho medo de ser preso. Apesar de ser ético, eu ficaria muito chateado.

Mas se ele disser: mesmo que fosse permitido, eu não roubaria porque minha consciência não permitiria. Eu iria ficar muito mais feliz.

Igualmente, dizer e não cumprir, nem é ético e nem moral. Esse é um problema que se agrava no Brasil de forma muito particular. Por quê? Porque ele se instalou na nossa constituição. A nossa constituição banalizou a ética e a moral.

Lá tem um artigo que diz: “Todo brasileiro tem direito a moradia...” Isso obriga o Estado a dar uma casa pra cada brasileiro. Ora! O artigo já foi feito pra não ser cumprido.

A nossa constituição tem uma lógica imoral. Veja que têm artigos que dão todo o direito ao criminoso e inclusive assistência social a família do criminoso e não fala absolutamente nada com relação à família da vítima.
Tem muito mais aberrações ainda.

Saindo do calor da ditadura, os nossos constituintes carregaram na dose paternalista e de anti-poder. Criando uma “carta de boas intenções” e sinecuras que nunca serão cumpridas, portanto antiética e imoral.

21 abril 2007

"Cavaleiro das nuvens me apresento,
dia e noite ao sabor do vento norte."

Esse mote eu peguei do Blog
do Antoniel Campos (Poros e Cendais)
que já pegou do (tábua de marés).

Não garanto saber aonde estou.
O meu rumo é o vento que imprime.
Minha meta é aquela que reprime
a certeza de saber pra onde vou.
Meu destino, eu não sei onde ficou,
e se passei por aqui foi pura sorte,
se duvidas, te mostro o passaporte
e visível, lerás no documento;
cavaleiro das nuvens, me apresento,
dia e noite ao sabor do vento norte.

Moita

20 abril 2007

Cântico negro

(versão resumida pelo Moita)

“Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces, estendendo-me os braços
e seguros de que seria bom que eu os ouvisse.
Quando me dizem: "vem por aqui!"
olho-os com olhos lassos,
com ironias e cansaços, cruzo os braços
e nunca vou por ali...

Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
redemoinhar aos ventos,
como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
a ir por aí...

Se vim ao mundo, foi só
para desflorar florestas virgens
e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
que me dareis impulsos, ferramentas e coragem para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós. E vós amais o que é fácil!
Eu amo o longe e a miragem,
amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções.
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
é uma onda que se alevantou,
é um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
não sei para onde vou.
Só sei que não vou por aí!

José Maria dos Reis Pereira. Nos “Poemas de Deus e do Diabo” (1925) — apresentou quase todo o elenco dos temas que viria a desenvolver nas obras posteriores: os conflitos entre Deus e o Homem, o espírito e a carne, o indivíduo e a sociedade, a consciência da frustração de todo o amor humano, a problemática da sinceridade e do logro perante os outros e perante a si mesmos.

14 abril 2007

Mocotó’s soup

Não me acostumo com tanta palavra inglesa no nosso cotidiano. Em Londres, as únicas coisas escritas em português que vejo, quando lá vou, são Embaixada do Brasil abaixo de Brazil Embassy.

Gostaria de saber, gostaria nada! Vamos colocar isso de uma forma positiva. Eu desejo muito saber a razão dessa mania que temos de macaquear ingleses. Donde surgiu? Qual a motivação?

Vi, no Rio de Janeiro, lojas estampando no mostruário “SALE”, noutras “CLOSEOUT”, “SETTLEMENT”. Tudo isso pra não colocar “LIQUIDAÇÃO”. É demais pra mim.

Os comentaristas financeiros me cansam, mas não se cansam de dizer “pay back”, “insurance” etc.

O cúmulo se ver no Recife: MACAMBIRA’S CENTER. Em Fortaleza, vi num cardápio: Mocotó’s soup. É de lascar o cano. É de inchar o mocotó, como se diz no Nordeste.

Engraçado é que as pessoas parecem se sentirem importantes quando empregam essas palavras. Quando na verdade Mao Tse Tung era admirado porque só falava em chinês e não admitia falar outro idioma. Ariano Suassuna apesar de falar, ler, escrever e traduzir em francês e inglês, igualmente não admite dar entrevistas nessas línguas.

Ariano, muito jocosamente inclusive, diz que se tivesse nascido na Alemanha seria mudo, por achar tão bela a língua portuguesa. O que há de errado com nossa língua para se tentar evitá-la como está fazendo o nosso povo.

Essa de se usar anglicismos parece uma alienação típica do brasileiro, pois mesmo Portugal que faz parte da CE, e teria muito mais interesse e necessidade de se anglicanar, não o faz com tanta devoção como no Brasil.

Dessa, eu estou OUT.
(ôpa!)

11 abril 2007

Planejamento zero

Vocês já notaram que os petistas não conseguem planejar? Não conseguem se antecipar aos fatos. Não previram que a política cambial adotada no final de 2003 iria quebrar os agro-exportadores.

Não previram que a situação dos controladores estava descontrolada. Não anteviram que o crescimento seria menor que 2,9 %.

O Ministro da Defesa, logo o da defesa, que tem a “inteligentia” trabalhando pra ele, não sabe de nada, não sabia sobre controladores, não sabia que quase houve 3 acidentes semelhantes. O Lula, a lá marionete do Dirceu, não sabia do mensalão, etc.

É impressionante a quantidade de Medidas Provisórias pedindo ao Congresso suplemento de verbas para atender as mais corriqueiras despesas que deveriam ter sido previstas no orçamento. Chega ser ridículo.

Eles não se antecipam aos fatos, apenas tentam apagar o fogo já em fase terminal.

Lula é o presidente mais desinformado de toda a história do Brasil. Também se apresentarem pra ele as políticas monetárias do Banco Central, por exemplo, ele não vai entender nada. É a mesma coisa que um jumento olhando pra uma igreja.

Vou morar em Serra Leoa.

08 abril 2007

Retórica e cinismo

Górgias de Leontini (480 aC.- 375 aC) foi professor de retórica, filósofo e embaixador em Atenas, tendo ensinado na Silíciae em várias cidades gregas até estabelecer-se na Tessália, onde morreu com 105 anos.

Górgias demonstrou a confusão entre os dois sentidos do verbo "ser": tal verbo pode tanto ser um verbo de ligação, quanto assumir o significado de existir.

Ele também diferenciou a realidade (o ser), (o pensar) e (o dizer). Ele percebeu que se pode pensar e dizer coisas irreais; pode acontecer também que o real seja incognoscível (não pode ser conhecido) e incomunicável; e pode ocorrer também que o real, mesmo sendo cognoscível, seja incomunicável.

Górgias representa muito bem a prática sofista da retórica. Também reconhecia que a palavra tem um certo poder, já que a retórica destina-se justamente a convencer outras pessoas a adotarem determinado ponto de vista.

Antístenes, fundador do Cinismo, foi ouvinte de Górgias, e Platão escreveu um diálogo intitulado Górgias, onde discute a função e a validade da retórica.

Bem, toda essa baboseira é pra dizer que os Cínicos, como conhecemos hoje, usam o cinismo para convencer outras pessoas a adotarem determinado ponto de vista. E não a retórica.

Exemplos: Lula, Zé Dirceu e todo o chamado Campo Majoritário do PT

07 abril 2007

Lula, o enganador

Não dá para crer em Lula
porque é muito mesquinho.
Ele mente e tegevisa
cada minuto, um caminho.
Lula é a prova viva
que Collor era, na ativa,
apenas um Garotinho.

05 abril 2007

Governo desmoralizado

Eis aqui o 1º parágrafo da nota assinada pelo ministro Paulo Bernardo e pela secretária executiva da Casa Civil Erinice Guerra:

- O governo federal fará a REVISÃO dos atos disciplinares militares, tais como transferências, afastamentos e outros, envolvendo representantes de associações de controladores de tráfego aéreo ocorridos nos últimos seis meses, assim como ASSEGURA que não serão praticadas punições em decorrência da manifestação ocorrida no dia 30/3/2007;

Isso é uma anistia dada por escrito.
Depois o mesmo Ministro negou verbalmente. “Nós não demos anistia”.

Meus amigos! Isso é muito grave para um Governo; desmentir o indesmentível, fazer e negar.

Vou morar em Mogadício.

03 abril 2007

Lula, o grevista

Quebrou a hierarquia,
explodiu a disciplina;
Lula, com frase cretina,
aos brigadeiros dizia:

Não prendam essa confraria
que é pleito de sindicato
que é de onde eu vim de fato
pra essa gorda mordomia.

Greve, eu sei incentivá-la,
só não sei gerenciá-la,
pois dela fui sempre o centro.

Nosso grande Brigadeiro,
como dizia Monteiro:
é um vôo sem pássaro dentro.

Moita

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
-“Quero prazo, dia e hora”.
- Quarta feira de cinzas de 2008;
ta bom pro Senhor?
-Da hora! Cumpanhêru.