A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

22 agosto 2007

A transposição e a imprensa

A Suprema Corte Americana, num despacho, sentenciou:
"Se a imprensa ofender injustamente um cidadão, ele terá a justiça para recorrer e condená-la. Portanto a imprensa não precisa ser justa; precisa ser livre".

Agora, se a imprensa se refere a assuntos gerais, como projetos de construção de hidroelétricas, refinarias, transposições, por exemplo, não pode ser leviana. Tem que arcar com estudos criteriosos para poder fazer suas afirmações, sob pena de enganar os incautos e se tornar leviana e desacreditada.

Quanto à transposição do São Francisco é preciso que se esclareçam os pontos fulcrais do projeto.

a) A transposição não será contínua, diuturna.
b) Não se destina a irrigação como objetivo principal

Situação atual: Quando chove regularmente no chamado norte do Nordeste, enchem-se todos os açudes existentes. Não haverá, nesses anos, transposição de águas.

Quando se tem, principalmente, mais de um ano de seca, todos os açudes pequenos secam e os maiores ficam com a água salobra, salgada, as vezes, pura lama imprópria até para os animais.
Nestas situações, as bombas do São Francisco seriam ligadas para abastecer os açudes de Coremas-Mãe d'água na Paraíba, Itajá- Assu no Rio Grande do Norte e Banabuiu – Orós no Ceará. Porque com o aumento da população não haverá carros-pipas que acudam essas famílias.

Já existem adutoras que levam água desses açudes a várias cidades destes Estados e com a transposição essas adutoras seriam multiplicadas para se atender as demais cidades carentes de água.

As bombas elevatórias levariam água apenas e até as nascentes dos rios Piranhas/Assu e Jaguaribe, daí em diante seguiriam por gravidade os talvegues dos rios até aos açudes já mencionados.

As margens desses dois rios somente existem pequenos e micros proprietários que poderão sim e devem aumentar um pouco a irrigação que já fazem atualmente em anos de acumulo de água.

Portanto, quem está contra a transposição não sabe, não consegue imaginar o que é faltar água pra beber, pra se tomar banho e se lavar utensílios domésticos, causa de grandes epidemias de doenças intestinas e mortes de crianças, nestas épocas.
E nem ao menos se interessa.


Porém, o amor é lindo.

Imagem que roubei do Soube?

Amoitaram-se

12 Comments:

At 4:28 PM, Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Muito bem dito, Moita, nem ao menos se interessa. Estão presos ao ranço ideológico da mediocridade e o governo Lula entra nesse labirinto e não consegue sair. O governo Lula dá sono!

 
At 8:18 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, você sabe minha posição sobre o assunto, não sou técnica, nunca vi todo o projeto, o que sempre comento é a forma que poderão fazer essa obra, sem o controle de gastos, isso será um saco sem fundo, com abertura máxima para desvios de verbas.
É nessa tecla que bato, já que existem denúncias sobre a gestão de Ciro Gomes

 
At 10:19 AM, Blogger Roça said...

Aliás, a quantas anda a tal transposição?Nem tenho acompanhado.Mas vc está certo, além e deixar as pessoas doentes, não se tem atendimento na saúde, com CPMF a 36 bilhões por ano.

 
At 3:03 PM, Blogger Ricardo Rayol said...

Ainda não entendi a oposição, tirando que vai ser superfaturada não vi nada que não seja lógico.

 
At 3:41 PM, Blogger Roy Frenkiel said...

Nao eh o contrario, Moita? Nao eh que se interessam, por isso pensam como pensam? Porra, da pra parar com essa briguinha infantil de merda (na boa, gente, estamos no sec XXI, vamos unir forcas e fazer algo, no geral, ou vao ficar atacando y com ponto de vista x? Serio, pelamordedeus, chega! Coisa chata! DISCUTAM A RESPEITO DO TEMA, CONSTRUTIVAMENTE! Voce bem sabe que "do outro lado" nem todo mundo eh cego, nem do seu. CHEGA!) CANSEI! haahahaha

abrax

RF

 
At 10:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Não entendo deste assunto e não consegui encontrar nada que explicasse direito.Por isso não dou palpites.Mas se é como vc diz, que tenham, sucesso.Eu ignoro completamente tudo sobre o assunto e só por ouvir dizer fica difícil.Sou mera espectadora.O quê sei é que a história mostra que , faltando água, as pessoas abandonam o lugar.Se nesta região haveria produção com água é bom tentar alternativas senão é mais uma coisa jogada fora.

 
At 11:12 PM, Blogger Saramar said...

Moita, como a Magui, sou totalmente ignorante neste assunto.
Porém, confio em você.
O que me preocupa sempre são duas coisas: alterar o natural sistema de um rio sempre provocará problemas e a corrupção.

Que garante que esta não será uma daquelas obras superfaturadas que, após encher os bolsos de alguns, será paralisada para sempre?

Eu nao confio no governo (?), nem naqueles que fingem ser oposição.

beijos

 
At 11:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Transpor o Velho Chico (já tão assoreado) é um assunto que vem sido discutido desde os tempos do Império. A construção de canais de 700km de extensão beneficará, principalmente, a construção de fazendas para a criação de camarões e irrigação de solo destinado ao cultivo de frutas para exportação. No entanto o impacto ambiental, provocado pela alteração natural do curso de um rio numa região semi-árida e extremamente quente, tem levado inúmeros técnicos a não concordarem com o projeto. Isto realmente preocupa ambientalistas e geógrafos. O Polígono da Seca tem sido conhecido por enriquecer inúmeras gerações de políticos com a famosa Indústria da Seca. Resta saber se essa transposição, orçada em mais de 4 bilhões de reais, não servirá principalmente para encher ainda mais os bolsos dos envolvidos em sua execução e dos "coronéis" latifundiários que vivem em verdadeiros oásis enquanto a população em torno morre de sede. Para eles a água não falta...engraçado, não?

 
At 8:58 AM, Blogger Moita said...

Por mais superfaturada que seja(porque o Lulopetismo só sabe fazer obra assim, superfaturada) os benefícios serão infinitamente maiores.

E quanto ao assoreamento do rio, o projeto prever ações de revitalização, outro benefício enorme para os beiradeiros do São Francisco.

No trajeto da transposição não existem latifundiários vivendo em "oasis". Depois que o bicudo acabou com o algodão mocó, não existem mais ricos no semi-árido do norte do Nordeste. Eu garanto.

Todos mudanram-se e mudaram de atividade.

 
At 11:20 PM, Blogger Ricardo Rayol said...

Respondendo ao seu comentário: Meu prezado irmão Moita, em questão de eclítica temos um paradoxo atemporal nirvânico: Será uma situação dialética dicotômica ou apenas um frigir de ovos paleolítico? Essas questões são tartadas em profundidade em um dos meus doze livros inéditos comercializados na Amazon.com a peso de ouro. A mediatriz de tudo irá tangenciar o conhecimento que pretendo transmitir aos meus fiéis. Saudações. Heitor Caolho, psicografado por Ricardo Rayol

 
At 2:43 AM, Blogger Jean Scharlau said...

Moita, salve, salve! Salvem as águas de São Francisco! salvem os bichinhos e a gentinha, nunca antes vistos nem ouvidos, porque totalmente desidratados! Salve, salve, Moita! E que todos tenham água, seja de rio, seja de poço, seja de lago; que ninguém mais, que tenha todo dia um copo d'água, reclame...

 
At 6:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Quando é que vc vai sair detrás dessa "moita"?
Precisamos de ação!


Alexandre, The Great

 

Postar um comentário

<< Home