A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

01 dezembro 2006

Cordel

Luiz Campos *Poeta maior de Mossoró - RN e cordelista quando resolve ser.


Quando sortêro eu vivia
Era o maior aperreio
Devido eu ser munto feio
As moça num me quiria
Quando prum forró eu ia
Cum quarqué colega meu
Eles cunfiava n'eu
Ia bebê e dançá,
No fim da festa, arengá
E quem ia preso era eu!

E pra arranjá namoro
Eu toda vida fui mole
Cantei samba, puxei fole,
Usei um cabelo louro
A boca cheia de ouro
Chega briava de dia
Quando pr'uma festa eu ia
Cheirava cumo uma rosa
Mas se eu caçava prosa
As muié num me quiria.

Eu dizia é catimbó
Que arguém botou e num sai
Mamãe casou cum papai
Vovô casou cum vovó
Inté meu irmão Chicó
Munto mais fêi do que eu
Namorou, casou viveu
Cum duas muié inté
Só eu num acho muié
Que queira se enfregá n'eu?

Um dia Deus descuidou-se
E o satanás se esqueceu
Que Vicença olhou pra eu
Cum os zoião de bico doce.
Nossos zói se misturou-se
Cuma feijão cum arroz
Se abufelemo nós dois
Num amor tão violento
Que maiquemo o casamento
Pra quatro dias depois

No dia de se amarrá
Se arrumou eu e ela
Dei de garra da mão dela
Fui pra igreja casá
Cheguei nos pés do artá
Recebi a santa bênça
Jurei num ter desavença
Entre eu e minha esposa
O padre disse umas cousa
E eu fui vivê mais Vicença

Cheguei em casa mais ela
Fui logo me agazaiando
Que mermo eu ia pensando
Que ia drumí na costela
Vicença fez uma novela
Pru dento da camarinha
Quebrou os trocin que eu tinha
E me ameaçou na bala
Ela foi drumí na sala
E eu me lasquei na cozinha.

Danei Vicença no chão
Puxei a lapa de faca
Cortei-lhe o cós da casaca
E o elástro do calção
Vicença tinha razão
De num querê bem a eu
Num era cum nôjo d'eu
E nem pruque fosse séra
Sabe Vicença o que era
Era macho quinem eu!

Amoitaram-se

15 Comments:

At 2:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Ai, seu Moita, arranjai-me coisa ansim pru Reacao, sinho!

Ara, e se quise manda arguma coisa pra nois pa proxima edissao, tamo na fita ;-)

abrax, espero q estejas mio,

RF

 
At 3:37 PM, Blogger david santos said...

Parabéns ao Luiz Campos.
É um espectáculo.
E então aquela linguagem, tipo "crioulo" da Etnia Papel da Guiné-Bissau, dá-lhe mais ênfase e aproxima-nos da linguagem colonial portuguesa com um cheiro muito acentuado, como já disse, ao crioulo das terras colonizadas de África. Aliás, muitas palavras são rigorasamente iguais. (sortêro, munto, quiria, cum, quarqué) e algumas mais. Isto é uma Obra de Arte, amigo Moita. Estou espantado! A tua iseia em publicar este trabalho, não só foi feliz, como brilhante.
Parabéns, amigo!
Até sempre.
blog "SÓ VERDADES"

 
At 7:30 PM, Blogger Santa said...

Moita, quanto tempo!

Lindo post. Quanta sabedoria de mundo na arte dos poetas populares. Bjs

 
At 9:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita meu querido,
Obrigada pela homenagem que me dedicou lá no blog!
Fiquei sem jeito!
Um abração meu amigo!

 
At 11:04 PM, Blogger SV said...

Eita, Moita!!

Ando saudoso docê lá nos meus broguis!!

A Marieta tá aprontando todas no Contos & Encontros!

E, prá não perder a viagem volto a te convidar ao meu blog novo...

http://minicontos.blogspot.com

Abração!

Sílvio

 
At 12:55 AM, Anonymous Anônimo said...

Grande Moita mais uma vez citado no blog do Noblat, o degolador.
Um forte braço do amigo Mario.

 
At 2:39 AM, Blogger Moita said...

Bodão da peste, mande-me seu email, se não, eu não terei maneira de lhe encontrar.

Abraços e beijos

 
At 12:15 PM, Blogger Saramar said...

Moita, meu querido, que coisa maravilhosa! Sensacional.
Você sabe, eu sou apaixonada por cordel. E mesmo os engraçados como esse me emocionam demais pela riqueza dos versos.
Obrigada por nos dar esse presente.

beijos e saudades.
P.S. Como está?

 
At 2:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns em publicar para nós. Parece cordel.

 
At 7:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Já havia lido outro poema do Luiz Campos na faculdade, através de um professor que´é de Mossoró

 
At 6:03 PM, Blogger Lata Mágica Recife said...

Um Convite:
Uma retrospectiva dos post de comemoração a 1 ano do Lata Mágica Recife, aguardamos seu comentário.

Um forte abraço dos amigos do Lata Mágica Recife.

Willam & Odilene

 
At 11:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, voltei e me deliciei, não conhecia Luiz Campos mas de hoje em diante vou procurar conhecer... beijo

 
At 12:47 PM, Blogger Unknown said...

Ei Moitinha!!!!
Não conheço a menina que vc perguntou não!
Não conheço aquele site tb não! rsrsrsss... assim fica difícil né?
huahuahuahuahua...
Um bjo e um cheiro! Essa moita tem cheiro de que? rsrsrsss...

 
At 9:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita, pelo amor de Deus, de onde você tira essa literatura, hein?
Ela é grande, mas está simplesmente hilária!
Muito boa!
Aliás, adorei o final!
Coitado do rapaz, no dia que arruma um rabo de saia, descobre que é uma penra de calça!
Achei hilário!!!
Parabéns Moita!

 
At 10:22 PM, Blogger jeje said...

coach factory outlet
true religion jeans outlet
champion sportswear
nike clothing
coach factory outlet
ultra boost 3.0
ugg outlet
fidget spinner
michael kors outlet
coach factory outlet

 

Postar um comentário

<< Home