A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

04 outubro 2006

Pesquisas eleitorais

Hoje assisti ao discurso do Senador Almeida Lima – PMDB de Sergipe, grande jurista, desancar com muita coragem as pesquisas eleitorais e a Rede Globo, mostrando a incongruência das pesquisas com os resultados finais.

Acertaram bastante, mas ele deu exemplos onde erraram fragorosamente. Acertar ou errar é normal nas estimativas humanas. Mas o Senador disse que elas acertam mais porque, a partir dos números que elas levianamente levantam, levam o povo a votarem de forma útil e terminam acertando.

Eu gostei do que o Senador disse. Mas como Engenheiro Agrônomo que é obrigado a estudar estatística eu tenho a dizer o que segue:

Todos sabem que a Estatística é a ciência que serve pra provar qualquer coisa, depende da amostragem, do universo pesquisado.

Probabilidade estatística: 90 % das pessoas que têm câncer de pulmão têm ou tiveram um histórico de fumante.

Probabilidade estatística: 90 % das pessoas que fumam, não desenvolvem câncer de pulmão.

As duas Probabilidades estatísticas citadas acima são verdadeiras e mundiais.

Verdade estatística: 100 % das pessoas que bebem água morrem.

Ora! Não dá pra dizer que quem fuma desenvolve câncer de pulmão e
nem que água mata.

Amoitaram-se

10 Comments:

At 11:03 PM, Blogger Nat said...

Hehehehe...

Querido Moita, como diria minha avó, para morrer basta estar vivo (100% na probabilidade estatística). Nem precisa beber água..

E sou cabra fêmea com raciocínio cartesiano (hahahaha)

Bjs

 
At 12:02 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita



Eu detesto frango.
Mas as estatísticas provam que em 2005 eu comi um frango e meio.

 
At 12:52 AM, Blogger Saramar said...

Frank Rosolino voltou, que maravilha!

Moita, apesar de ter me apaixonado por estatística na universidade, já percebi que ela é ilusória, algo que flutua perto da realidade, sem tocá-la ou tocando-a por acaso.
Talvez seja por isso que você ensinou agora, pela origem facilmente deturpável, ao gosto do freguês.
Quanto à possibilidade de direcionar tendências por seus resultados, nunca tive dúvida.
Aliás, na política não serviriam para nada, se isso não fosse realidade.

Beijos

 
At 1:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita, não entendo de pesquisa, mas pelo pouco que acompanhei e pesquisei, elas podem ser manipuladas. Os intitutos deveriam ser investigados e devemos estar atentos com o que será divulgado para o 2º turno.

 
At 5:38 AM, Blogger Moita said...

frank rosolino
pior seria se voce comesse meio frango.

Abração.

 
At 6:05 AM, Blogger Moita said...

Eu não costumo fazer comentários em meus Posts,

Agora quando Frank Rosolino comenta eu não tenho arternativa.

Porque o Frank, não tem blog.

 
At 6:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Meus agradecimentos à simpática batalhadora ESCREVINHAÇÕES.
Eu realmente estive afastado.
Estava participando de um torneio de poker em Las Vegas.
Perdi.
Estou , agora, à procura de um emprego público qualquer para refazer as finanças.
Qualquer coisinha em torno de 10 mil reais por mês já é suficiente.
Quero ajudar a aparelhar o Estado.
Beijo respeitoso

 
At 7:44 PM, Blogger Saramar said...

Ah! Frank Rosolino, sinto muito.
Infelizmente terá que se contentar com muito mesmo porque, afinal de contas, não somos petistas (risos).

Obrigada, pela gentileza!

beijos

 
At 3:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro,

O jornalista Carlos Chagas já se retratou publicamente quanto a "brincadeira", de mal gosto, quando ele comentou a existência da ONG amigos de plutao. A ONG não existe, e o jornalista Carlos Chagas foi bem claro em sua retrataçao, portanto quando você vai excluir o seu post sobre essa "brincadeirinha" de seu blog? Ou o senhor prentende esperar um pouco mais para perpetuar mais a mentira? No minimo torna muito suspeito seu blog e suas palavras.

http://www.tribunadaimprensa.com.br/anteriores/2006/setembro/30/coluna.asp?coluna=chagas

 
At 11:39 PM, Blogger Serjão said...

Pois é. mas chega num ponto em que eles têm que acertar se não perdeme credobilidade. mas eu nunca fui entrevistado. 100% de probabilidade (rs)Abs

 

Postar um comentário

<< Home