A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

16 agosto 2006

Criminalidade não. Fome também

A violência e o banditismo são frutos diretos do abandono dos pobres pelos governantes e pela sociedade.

A sociedade tem que se sentir culpada também, não pode se eximir da culpa dessa escalada. As ações não têm sido efetivas para saldar a falta de responsabilidade que estou atribuindo aos dois setores.

Em 1958, eu vi meus avós e os empregados da fazenda passarem três dias e três noites matando bois magros e fazendo caldos, para render mais e distribuindo com centenas de famintos que recorriam a sua fazenda, lá no sertão nordestino.

O Cristovam Buarque tem razão. O Brasil passou do Estado de Sítio ao Estado de Guerra Civil, nós todos somos contra o crime organizado, o terrorismo e à perversidade como são cometidos.

Criminalidade Não.

Mas sou capaz de jurar que 98% desses criminosos foram empurrados para o crime pela fome, pois a fome é a coisa mais triste que já presenciei em minha vida. Os pobres desse país são tratados como escravos.

Nada melhor achei para terminar esse texto do que parafrasear Joaquim Nabuco: "Um escravo que se rebela contra o seu amo exerce um direito individual contra uma ordem jurídica que não o respeita nem o protege".

Amoitaram-se

11 Comments:

At 2:48 PM, Blogger Saramar said...

Muito bem, Moita! Apoiadíssimo!
Os governos indiferentes que há séculos vêem usando a pobreza como instrumento de manutenção do poder são os principais culpados pela guerra que já assistimos em nosso cotidiano.
Agora, andam todos como baratas tontas porque o problema se tornou muito maior que a capacidade mental e política deles mesmos.
Não há idéias, não há soluções, não há homens treinados para enfrentar a bandidagem, não há armamento, não há nada.
Estamos impotentes e correndo sérios riscos de ver esse pobre país regredir para algo semelhante à Colômbia pré-Uribe.

beijos

 
At 5:36 PM, Blogger Roy Frenkiel said...

Razao total, Moita. Como Saramar, apoiadissimo, e e disso que incansavelmente tentamos transmitir entre os bloguistas e leitores da blogoesfera.

So um probleminha :-( Mas, e quanto ao que me dissesse la em casa. Ja havia escrito aqui ha muuuito tempo, que infelizmente as letras de verifica'cao se fazem necessarias. Estive recebendo uma horta de links com virus, de coisas nada a ver la em casa, e voltei a por a verifica'cao. Odeio ela, mesmo, como voce, mas nao da pra 'trepar sem camisinha'... ;-)

 
At 3:24 AM, Blogger Unknown said...

Moita,

Condordo, ninguém é bom quando se sente roubado, enganado, desrespeitado o tempo.

O problema nem é a fome de comida, não é a fome de cultura ou de saber, mas a fome de respeito, essa não dá para enganar.

Beijo

 
At 9:06 AM, Blogger Kafé Roceiro said...

Amigo,
Nada nesse mundo é em vão. Pra tudo tem uma explicação. Pra toda causa tem uma consequência. Estou contigo e não abro.

 
At 10:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Tem razao.O sonho do capitalista e a elite que nao permite a acen�ao social e ver o pobre sentado no meio fio, morrendo de fome e quieto.Por coincidencia meu texto tem o mesmo fundo.

 
At 5:54 PM, Blogger Al Berto said...

Viva Moita:

É isso... que em última instância leva também ao tão propalado terrorismo.

As injustiças sociais são a maior nódoa nas sociedades contemporâneas e todos sofremos com essas desigualdades.

Fico estupefacto quando análises políticas escondem o facto, mais que provado, que aqui apresentas, levando a violência para outras motivações.

Um abraço,


Novo artigo no EG.

 
At 5:59 PM, Blogger Al Berto said...

Bom...ia esquecendo de referir que este é um mal de décadas e não de "ontem".

As culpas devem ser atribuídas a quem governou no passado e não soube ou não quis corrigir uma situação que leva décadas a resolver.

As ditaduras, todas elas, são as principais responsáveis pelo atraso dos povos como históricamente está demonstrado á saciedade.

Os países mais evoluídos do mundo são os que há mais anos têm democracias consolidadas... e o contrário é verdadeiro para os que á pouco fugiram de ditaduras.
O Brasil é um deles e Portugal também ainda sofre dessas consequências.

Um abraço

 
At 7:08 PM, Blogger Vera F. said...

A elite que comanda, rouba, e que se farta enquanto o pobre não tem direito a nada, está começando a sentir na carne, as consequencias desse egoísmo e injustiça. O dia em que eles os dessatistidos e ignorados se rebelarem de verdade nenhum deles sobrará. E é bem feito! Não prego a anarquia, mas tudo tem limites!

Bjos.

 
At 3:26 PM, Blogger Jean Scharlau said...

Moita, te orgulhas de teus avós terem alimentado pessoas em época de necessidade e xingas o governo quando faz o mesmo com o programa Bolsa Família. Porque xingar quem dá comida a quem tem fome? E a dá a troco de nada, senão a confirmação de pobreza e de que as crianças da casa freqüentem a escola (veja, tanto a seleção de quem recebe a bolsa, quanto a fiscalização da presença das crianças nas escolas é das prefeituras). Assim fica difícil argumentar.

 
At 3:33 PM, Blogger Jean Scharlau said...

Moita, te orgulhas de teus avós terem alimentado pessoas em época de necessidade e xingas o governo quando faz o mesmo com o programa Bolsa Família. Porque xingar quem dá comida a quem tem fome? E a dá a troco de nada, senão a confirmação de pobreza e de que as crianças da casa freqüentem a escola (note que tanto a seleção de quem recebe a bolsa, quanto a fiscalização da presença das crianças nas escolas é feita pelas prefeituras). O que dizer mais sobre isto? Que nenhum fez tão bem antes? É verdade. Que a população reconhece isto, não como obrigação por "esmola", até porque quem a distribui são os prefeitos, mas como uma conquista de cidadania? - Que todos têm o direito de comer, simplesmente por ser cidadã(o) do Brasil, um país rico? Sim, e foi Lula quem mais reconheceu e ampliou este direito. Que mal vês nisto?

 
At 3:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Used flake ice makers Pictures of fat woman nude Maximum performance testing of popular toilet models Duracraft evaporative humidifier Quick fitness activities jenna jameson vds Cannon i960 inkjet printer zithromax online Sony media software 009 psp media manager software Heather locklear files for divorce

 

Postar um comentário

<< Home